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atividades elyza nº17

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Mensagem por elyza brasileiro nº17 3ºF em Qui Ago 03, 2017 8:15 pm

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Re: atividades elyza nº17

Mensagem por elyza brasileiro nº17 3ºF em Qui Ago 03, 2017 8:25 pm



Modernismo no Brasil

O Modernismo foi um movimento cultural, artístico e literário da primeira metade do século XX. Situa-se entre o Simbolismo e o Pós-Modernismo - a partir dos anos 50 - havendo, ainda, estudiosos que considerem o Pré-Modernismo uma escola literária.

Na Literatura Brasileira, teve como marco inicial a Semana de Arte Moderna, em 1922. Esse momento foi marcado pela efervescência de novas ideias e modelos.

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Re: atividades elyza nº17

Mensagem por elyza brasileiro nº17 3ºF em Qui Ago 03, 2017 8:34 pm



história do amor

Era uma vez uma ilha, onde moravam os seguintes sentimentos: a alegria, a tristeza, a vaidade, a sabedoria, o amor e outros.

Um dia avisaram para os moradores desta ilha que ela ia ser inundada. Apavorado, o amor cuidou para que todos os sentimentos se salvassem; ele então falou:

_ Fujam todos, a ilha vai ser inundada.

Todos correram e pegaram seu barquinho, para irem a um morro bem alto. Só o amor não se apressou, pois queria ficar um pouco mais na ilha.

Quando já estava se afogando, correu para pedir ajuda.

Estava passando a riqueza e ele disse:

- Riqueza, leve-me com você.

Ela respondeu:

- Não posso, meu barco está cheio de ouro e prata e você não vai caber.

Passou então a vaidade e ele pediu:

- Oh! Vaidade, leve-me com você.

- Não posso você vai sujar o meu barco.

Logo atrás vinha a tristeza.

- Tristeza, posso ir com você?

— Ah! Amor, estou tão triste que prefiro ir sozinha.

Passou a alegria, mas estava tão alegre que nem ouviu o amor chamar por ela. Já desesperado, achando que ia ficar só, o amor começou a chorar.

Então passou um barquinho, onde estava um velhinho.

- Sobe, amor que eu te levo.

O amor ficou tão radiante de felicidade que esqueceu de perguntar o nome do velhinho.

Chegando no morro alto onde estavam os sentimentos, ele perguntou à sabedoria:

- Sabedoria, quem era o velhinho que me trouxe aqui?

Ela respondeu:

- O tempo.

- O tempo? Mas, por que só o tempo me trouxe aqui?

- Porque só o tempo é capaz de ajudar e entender um grande amor.


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Re: atividades elyza nº17

Mensagem por elyza brasileiro nº17 3ºF em Qui Ago 03, 2017 8:38 pm



Cultura visual

Cultura visual é um campo de estudos que aborda os processos culturais: hábitos, costumes visuais, referentes a um ou vários povos. Área que, sobretudo, procura entender os aspectos visuais como fonte de transmissão cultural e, as relações e interferências que os sistemas culturais acarretam ao processo visual de identificação e entendimento do mundo e da realidade. Por essas razões, geralmente inclui alguma combinação de estudos culturais, história da arte e antropologia, enfocando aspectos da cultura que se apoiem em imagens.

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Re: atividades elyza nº17

Mensagem por elyza brasileiro nº17 3ºF em Qui Ago 03, 2017 8:42 pm





História do Barber Pole

As barbearias tradicionais podem ser identificadas facilmente, por qualquer lugar do mundo, por um poste giratório listrado de vermelho, branco e azul. São chamadas de Barber Pole.
Hoje em dia este Barber Pole é encontrado nas barbearias. Mas antigamente, quando o estabelecimento tinha este pilar giratório significava que o barbeiro, além do habitual barba, cabelo e bigode, também realizavam extrações de dentes e pequenas cirurgias em seus clientes.
A cor vermelha representava o sangue arterial, o azul, o sangue venoso e o branco a bandagem.
Quando o pilar tinha somente as cores azul e branca, indicava que o barbeiro não executava a função cirurgião. Assim, os clientes que norteavam quando precisavam de certos serviços.

Hoje em dia, o Barber Pole ganhou um lado mais “Old-School” – “Vintage” e com referência em corte de cabelo, barba e bigode apenas.



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Re: atividades elyza nº17

Mensagem por elyza brasileiro nº17 3ºF em Qui Ago 03, 2017 8:47 pm



História da Marca: Pepsi

A história do farmacêutico do estado da Geórgia John Pemberton, que criou a Coca-Cola em 1886 é bastante conhecida, mas o caminho percorrido por sua maior "rival", a Pepsi-Cola, não é tão conhecido assim, mas nem por isto é menos interessante. A Pepsi-Cola nasceu de forma semelhante à Coca-Cola, também pelas mãos de um farmacêutico, Caleb Bradham, que em 1898, 12 anos depois da criação da Coca-Cola, criou o "Brad's Drink", que inicialmente era vendido como um remédio para má-digestão na pequena cidade de New Bern, na Carolina do Norte.

Pode-se dizer que o refresco do Sr. Bradham foi criado no rastro do sucesso da Coca-Cola, assim como muito dizem que a própria Coca-Cola era uma "versão refrescante e não alcoólica" de uma conhecida bebida européia: o "Vinho Mariano", que usava folhas de coca do altiplano andino em sua composição.
Logo o "Brad's Drink" recebeu a marca Pepsi-Cola, já que os ingredientes "emulavam" a ação da Pepsina (uma enzima digestiva) e Nozes de Cola. Durante as primeiras décadas do século XX, mesmo com relativo sucesso, a Pepsi-Cola Company entrou em falência por 2 vezes, tendo como principal motivo uma especulação mal-feita em torno dos preços do açúcar, um de seus principais ingredientes. Por duas vezes, em 1922 e 1933, a Coca-Cola Company teve a oportunidade de comprar a Pepsi-Cola Company, mas recusou. Foi então que a empresa foi vendida para a Loft Inc, uma produtora de doces que substituiu suas máquinas de Coca-Cola pela Pepsi-Cola em todas as suas unidades.
Durante a década de 40, o novo presidente da Pepsi-Cola Company, Walter Mack, teve outra grande idéia: ele resolveu investir no mercado afro-americano, que na época ainda sofria com a segregação racial em vários estados (principalmente na Geórgia, berço da Coca-Cola). Foi nesta década que os posters e cartazes de pontos de venda da Pepsi mostravam famílias afro-americanas consumindo o produto. Nem é preciso dizer que a idéia foi bem sucedida, alavancando as vendas nos Estados Unidos, principalmente quando na mesma época o conselho da Coca-Cola apoiou o governo segregacionista do estado da Geórgia, além de não contratar em suas fábricas trabalhadores negros.
Mesmo assim, pressões de parte da sociedade fizeram com que a Pepsi encerrasse esta fase de marketing "racial" com medo de que a bebida ficasse "estigmatizada" como um produto consumido apenas pela parcela negra da população. Lamentável pensamento, mas lembremos que era o final da década de 40.
Outro momento importante na história das empresas foi o lançamento dos refrigerantes Diet quase que simultaneamente em 1963, e que fazem uma acirrada disputa por mercado até hoje, ganhando cada vez mais espaço frente aos sabores tradicionais.

A "Guerra de Marketing" entre a PepsiCo (Corporação criada em 1965) e a The Coca-Cola Company continuou acirrada nas décadas seguintes: tornou-se difícil achar um evento esportivo onde uma das duas marcas não aparecesse como patrocinador oficial, e os comerciais de TV ficavam cada vez mais sofisticados.
A inovação do marketing da Pepsi teve seu ápice em 1972, quando foi feito um acordo de distribuição do refrigerante na Rússia, berço do comunismo onde a Coca-Cola era vista como o símbolo máximo do capitalismo. Hoje sabemos que o acordo só ocorreu pois a PepsiCo adquiriu os direitos de distribuição mundial da Vodka russa Stolichnaya, numa outra demonstração da criatividade de sua equipe de marketing.
Seguindo esta estratégia de sucesso, a PepsiCo fez acordos com o governo da Índia e forneceu um grande patrocínio para a equipe nacional de Cricket do Paquistão, que ajudou-a conquistar a liderança no mercado destes países. Também no mundo árabe, que tem como principal mercado a Arábia Saudita, a Pepsi é bem forte.Como efeito colateral deste relacionamento com o mundo árabe, em Israel a Pepsi é bastante boicotada.

Foi numa outra campanha com o astro Michael Jackson, em 1984, que ocorreu o acidente que acabou queimando os cabelos e couro cabeludo do astro pop, que oficialmente é vista como o início das excentricidades de Michael em relação à sua aparência, talvez pela extensão dos danos ter sido mais séria do que a mídia nos fez acreditar.

Enquanto a PepsiCo ainda controlava os danos do incidente com Michael Jackson, foi surpreendida por uma ação da Coca-Cola que acabou sendo um grande golpe de sorte. Motivada por uma série de "degustações cegas" que a PepsiCo patrocinava entre Pepsi e Coca-Cola pelos Estados Unidos, e outras pesquisas feitas alguns anos depois as quais também concluíam que o público americano preferia o sabor da Pepsi, a Coca-Cola fez um de seus maiores e mais desastrados lançamentos de sua história: a New Coke.

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Re: atividades elyza nº17

Mensagem por elyza brasileiro nº17 3ºF em Qui Ago 03, 2017 8:49 pm

Laboratório de Signos a Produção de Significações na Cultura Visual Digital.
Resumo O objetivo geral desta pesquisa é analisar os modos como as estratégias discursivas presentes naquilo que Andrew Darley definiu como sendo a “cultura visual digital” se relacionam com as possibilidades técnicas e mídias de comunicação. Em seu livro “Cultura Visual Digital” o autor define desta maneira as formas culturais surgidas a partir da disseminação da computação gráfica e consideradas enquanto fenômenos culturais. A idéia é buscar entender de que forma os regimes semióticos expressos em linguagens, discursos, gêneros, formatos, mensagens são conformados pela tecnologia/mídia empregada para expressálos. Ou seja, entender como as formas contemporâneas são codificadas pelas “máquinas semióticas” e as implicações culturais desta codificação. O recorte teórico do presente trabalho se encontra nos estudos da Semiótica da Cultura. Para alcançar nossos objetivos pretendemos nos apoiar fundamentalmente na obra de Mikhail Bakthin e Iuri Lotman e nos conceitos de “dialogismo” e “polifonia” do primeiro e da noção de “texto da cultura” e “semiosfera” do segundo. Buscaremos trazer a reflexão destes autores para dialogar com outros autores que têm tentado refletir sobre as transformações ocorridas a partir da disseminação das tecnologias de comunicação e de informação a partir de meados do século XX, como o próprio Darley, Lev Manovich, Paul Miller e Arlindo Machado entre outros. O objeto escolhido para nossa pesquisa é o trabalho do grupo “feitoamãos”, coletivo de artistas que desde 1999 dedica-se à pesquisa e experimentação em arte eletrônica, tendo realizado vídeos “single channel”, web-arte, instalações e performances. Buscaremos através da análise das estruturas expressivas das apresentações do grupo compreender os fluxos estabelecidos entre as diversas linguagens presentes em seus trabalhos. A nossa hipótese principal é a de que fragmentação, simultaneidade, reiteração, não-linearidade e ruídos são recursos expressivos adotados dentro do contexto da “cultura visual digital” e que são algumas das características e necessidades da condição urbana que se refletem, ao mesmo tempo que são expressos através e nos mídia. Acreditamos também que, assim como as tecnologias abrem novas possibilidades expressivas, as limitações técnicas de uma dada mídia determinam as produções sígnicas naquela mídia. Analisamos de que forma se dão e quais são as atuais formas de expressão características desta cultura; se estas se consolidam a partir das configurações culturais de determinada época podemos supor que ao mesmo tempo que refletem as possibilidades técnicas, são por estas determinadas.

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Re: atividades elyza nº17

Mensagem por elyza brasileiro nº17 3ºF em Qui Ago 03, 2017 8:51 pm

Pictograma

Um pictograma ou pictógrafo[1](do latim pictu - pintado + grego γράμμα - carácter, letra) é um símbolo que representa um objeto ou conceito por meio de desenhos figurativos. Pictografia é a forma de escrita pela qual ideias e objetivos são transmitidos através de desenhos. Suas origens na antiguidade são a escrita cuneiforme e dos hieróglifos, mas a sua principal origem na modernidade foi o sistema de representação pictórica internacional desenvolvido em Viena pelo movimento ISOTYPE.

Atualmente, o uso do pictograma tem sido muito frequente na sinalização de locais públicos, na infografia, e em várias representações esquemáticas de diversas peças de design gráfico. Embora os pictogramas pareçam ser absolutamente autoexplicativos e universais, em realidade, eles possuem limitações culturais. Em se tratando de pictogramas de banheiro, onde o sexo é diferenciado por uma representação de uma figura feminina usando uma saia, ocorre problemas de identificação por usuários não-ocidentais. Estudos mostraram que homens de culturas em que o uso de saias masculinas é comum, como alguns povos árabes, têm dificuldade em compreender a diferenciação entre sexos em pictogramas ocidentais.


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Re: atividades elyza nº17

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